PORQUE DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO

Este blog é um espaço destinado à divulgação e debate de temas relacionados ao desenvolvimento econômico e social do Brasil. São poucos os sites e demais veículos de comunicação que se preocupam com esse assunto. Como se esse tema tivesse sido ultrapassado ou, pelo menos, não merecesse mais o destaque que já teve em décadas anteriores.

Entendemos que a democracia deve ser um atributo essencial para a vida em comunidade. Entretanto, ela não pode ser um regime político baseado em práticas puramente eleitorais. É muito difícil o exercício da cidadania quando os indivíduos vivem no limite da sobrevivência. Saúde, educação, habitação, previdência social, saneamento básico e mobilidade urbana não surgem do nada. Pelo contrário, exigem que a sociedade tenha atingido um patamar mínimo de desenvolvimento.

No Brasil, metade da população vive na pobreza, ou próximo a ela. A renda média é baixa e a concentração é alta. Para vencer esse atraso, não bastam políticas compensatórias, por mais importantes que sejam, como o Bolsa Família que combate a fome e a miséria. É preciso mais do que isso. É preciso planejar, desenvolver e implementar programas e projetos que visem aumentar a produção e promover uma radical distribuição de renda. Isto tudo a partir de uma perspectiva de longo prazo que crie na população a expectativa de um futuro melhor.

Além disso, o conceito atual de desenvolvimento inclui obrigatoriamente a preservação do meio ambiente. Devemos lembrar que o ambiente natural é a fonte onde os humanos vão buscar alimentos, matérias primas e energia que lhes são tão necessários. A destruição do meio ambiente atinge mortalmente a economia e a vida das pessoas. No Brasil, os programas de desenvolvimento precisam incluir, também, a recuperação de boa parte dos ecossistemas já degradados.

Por tudo isso, o desenvolvimento econômico com inclusão social e sustentabilidade ambiental ainda é um fator relevante para o pleno exercício da cidadania. Trazer a teoria do desenvolvimento para o centro dos debates é essencial para os que se preocupam com o futuro da democracia no Brasil.

Sergio Gonzaga de Oliveira é engenheiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e economista pela Universidade do Sul de Santa Catarina(UNISUL). Colaborador dos sites Terapia Política, A Terra é Redonda e Democracia e Socialismo.